Cuidados na gravidez: conheça os profissionais que podem acompanhar a sua

Além do obstetra, diversos especialistas ajudam a mulher em diferentes aspectos e cuidados da gestação, fazendo desse momento uma experiência única

Corpo & SaúdeEmoçõesParto
regenesis-site-mulher-e-gestacao-cuidados-na-gravidez

Essenciais para a saúde da gestante e do bebê, os cuidados na gravidez devem acontecer durante o pré-natal, na hora do parto e no pós-parto. E nesses momentos cruciais,  uma série de profissionais ajudam a fazer dessa, uma experiência ainda mais agradável e longe de preocupações.

Para entender o papel de cada um deles nessa jornada, conversamos com a Médica Ginecologista e Obstetra Vania Carolina Pereira Stancka, que traça o panorama a seguir.

Médico obstetra

Segundo a doutora Vania, a escolha do obstetra deve ser feita antes mesmo de a mulher engravidar. Mas se isso não for possível, o mais importante é que ela confie no profissional.

“A gestante deve procurar saber a respeito desse médico e avaliar, principalmente, se ele está de acordo com o que ela pensa e com o que ela espera do parto. Ou seja, se ele está disposto a realizar os sonhos dela e se vai deixá-la segura nesse dia tão importante, colocando o bem-estar dela e o do bebê em primeiro lugar”, explica a doutora.

Nutricionista

O nutricionista tem um papel importante principalmente no pré-natal, porque, além de orientar como a gestante pode se alimentar e o que deve evitar, vai acompanhar o ganho de peso.

“Eu costumo indicar o acompanhamento de um nutricionista especialmente para as gestantes que já engravidam com sobrepeso ou com obesidade, e também para as que manifestam tendência a ter diabetes gestacional”, comenta Vania.

Fisioterapeuta

A partir das 20 semanas de gravidez, a doutora orienta o acompanhamento de um fisioterapeuta como mais um dos cuidados na gestação.

“O fisioterapeuta pode, por exemplo, corrigir a postura, aliviar o quadril com exercícios na bola e também fazer todo o preparo dos músculos do assoalho pélvico da mulher, que devem ser fortalecidos e preparados para o parto, independentemente se for normal ou cesárea”, explica a doutora.

Personal trainer ou educador físico

O ideal é que todo exercício físico feito durante a gestação possa contar com o acompanhamento de um personal trainer ou de um educador físico.

“Há profissionais especializados em gestantes e que possuem programas ideais para cada mês de gestação”, comenta Vania.

Doula

Além de oferecer diversos cuidados na gravidez, esta profissional é importante para acompanhar a gestante durante todo o trabalho de parto e na hora do nascimento do bebê.

“Ela pode, por exemplo, ajudar a colocar a paciente em posições mais confortáveis durante as contrações, fazer massagens e, principalmente, confortar e dar apoio à gestante nesse momento tão especial”, diz a doutora.

Anestesista

Durante o trabalho de parto, quando a gestante está com seis ou sete centímetros de dilatação, muitas vezes o anestesista é chamado, porque é neste momento que as contrações começam a ficar mais fortes.

“Ele é muito importante para aliviar a dor da gestante e faz todo o acompanhamento durante e após o parto”, revela ela.

Enfermeira obstetra

Ela atua junto com o obstetra ao fazer as medicações e instalar os exames necessários para o médico saber o momento de realizar o parto.

“Essa profissional também atua para o bem-estar do bebê e o da mãe”, comenta Vania.

Psicólogo

Com o aumento da progesterona, é muito comum que no início da gravidez a gestante fique um pouco mais emotiva, depressiva e ansiosa. Mas caso isso se mostre estar um pouco fora de normal, o obstetra tende a indicar o apoio de um psicólogo.

“Eu costumo avaliar se é algo passageiro, relacionado à parte hormonal. Se continuar após o primeiro trimestre, faço o encaminhamento para um psicólogo”, explica a Ginecologista.

regenesis-site-mulher-e-gestacao-parceiros-dra-vania

Dra. Vania Carolina Pereira Stancka é Médica Ginecologista e Obstetra e atua em
São Paulo (SP).


Confira outras dicas da Ginecologista e Obstetra Vania Carolina Pereira Stancka em nosso Instagram

09-10-2019
anestesista assoalho pélvico doula enfermeira fisioterapeuta gravidez nutricionista obstetra profissionais da gravidez
Comentar

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *